Pular para o conteúdo principal

500 Anos da Reforma Protestante



Neste mês de outubro em diversas partes do mundo realizam-se eventos em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante do século XVI. O dia 3l de outubro de 1517 é aceito como a data do nascimento do movimento reformista. Mas porque houve necessidade de uma reforma na igreja? O que nós temos haver como esse movimento de cinco séculos atrás? A Bíblia conta toda a história de Israel, a vida de Cristo e termina com os primeiros passos da Igreja Apostólica. A partir daí temos que recorrer à história. Descobrimos, então, que a Igreja passou por várias fases. Inicialmente sofreu em meio às perseguições e provocações do império Romano. No século IV o imperador Constantino se “converteu” e aderiu à nova religião. Com isso, o cristianismo tornou-se a religião oficial do império e a igreja passou rapidamente de perseguida a protegida; de pobre a muito rica; de minoritária a majoritária.
Com o correr dos séculos as doutrinas da Igreja e práticas originais foram se modificando e se afastando sensivelmente da Bíblia. Mas um monge agostiniano, doutor em teologia, chamado Lutero, preocupado com o problema da salvação, estudou durante anos seguidos a Bíblia para encontrar uma resposta. Ao analisar carta aos Romanos ele descobre que a salvação era tão somente através da fé em Jesus.
Na época a igreja vendia um documento que garantia o perdão dos pecados e um lote no céu, chamado indulgência. Lutero, convencido pela Bíblia, afixou um documento na porta da Catedral de Wittemberg, no dia 31 de outubro de 1517, com noventa e cinco teses contra as indulgências.
Em pouco tempo, o movimento reformador se alastrou. Começando da Alemanha atingiu outros países da Europa. Alcançou João Calvino na França que foi usado por Deus para promover a reforma na cidade de Genebra e também para sistematizar as doutrinas da Reforma. Depois da Europa o movimento foi para a América do Norte e de lá veio para o Brasil, dando origem a Igreja Luterana e depois a Presbiteriana. Portanto nós, membros da IPI, somos resultado e herdeiros da reforma.
Por esta razão, louvamos a Deus por este movimento que colocou a Igreja de volta na sua rota original. E se houver necessidade de uma nova reforma, que Deus nos dê coragem de assumi-la (Rm 1.16-17).                                                                               
Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz
                                                      


Comentários

Contato

Postagens mais visitadas deste blog

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DOS CHAMADOS

  " 28 Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, à eleição, amados por causa dos patriarcas; 29 porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. 30 Porque assim como vós também, outrora, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia , à vista da desobediência deles, 31 assim também estes, agora, foram desobedientes, para que, igualmente, eles alcancem misericórdia , à vista da que vos foi concedida. 32 Porque Deus encerrou todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos." (Romanos 11:28-32 - ARA)   INTRODUÇÃO O livro de Romanos foi escrito aproximadamente no ano 57 dC, e o apóstolo Paulo não ajudou a fundar a Igreja em Roma, mas foi que ficou seus últimos dias conforme está relatado em Atos 28:16-31, apesar da carta ter sido escrita anos antes. O trecho do capítulo onze procede a partir do texto de Romanos 9 e 10 que enfatizam o conflito que há entre Israel e os gentios, ou entre o j...

FIRME OS SEUS PÉS

Pois quem é Deus além do Senhor? E quem é Rocha senão o nosso Deus? (2 Samuel 22.32) Diante de todos os fatos que estão acontecendo nos últimos dias, diante das notícias e informações que estão sendo compartilhadas nas redes sociais, decidi escrever uma mensagem breve, mas para sugerir uma reflexão sobre como podemos enfrentar esse momento. Todos devemos ficar atentos com o COVID-19 e também cada um deve fazer sua parte para contribuir com a sociedade, porém não podemos deixar as circunstâncias nos desesperar... Sabemos que o quadro não é bom, nem há uma perspectiva positiva, mas devemos confiar em Deus e saber que o Senhor não nos abandonou. Seja o que for, Deus é a nossa rocha, e nos dará forças para passarmos essa pandemia, lembro do texto em Romanos 8.31: “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” , e nos versos seguintes confirma que nada poderá nos separar do amor de Cristo, nem a morte nem a vida... será a   tribulação, ou a ang...

Unidos na Missão

  “Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1.7-8) É fundamental que caminhemos na mesma direção, compreendendo qual é o nosso alvo e, assim, entendendo a nossa missão. Fomos chamados para cumprir a vontade de Deus e, como comunidade, podemos potencializar nossa capacidade de alcançar os objetivos que nos foram propostos. Nossa missão é ser testemunhas, onde quer que formos, e a força necessária para isso já nos foi dada em Cristo Jesus. Quando refletimos sobre missão, algumas perguntas surgem: Onde olhar? O que fazer? Como fazer? E por que fazemos? A Missão de Jesus Jesus recebeu toda autoridade do Pai e veio para cumprir a Sua vontade. No mundo, Ele não age por conta própria, mas realiza as obras de Deus, sendo fiel à sua missão. A tarefa que ...