Pular para o conteúdo principal

Páscoa! Vida nova com Cristo


Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. 
(Gálatas 2.20)

A páscoa para o judeu simbolizava a libertação do jugo da escravidão e o início de sua caminhada para Canaã, a terra prometida. Junto a sua celebração tinham quatro elementos: o pão sem fermento, o cordeiro sacrificado, as ervas amargas e ainda o sangue do cordeiro que fora colocado sobre os umbrais das portas para impedir que o anjo da morte entrasse naquela casa. A Páscoa cristã relembra a última Ceia do Senhor Jesus com seus discípulos, a sexta da paixão com seu sacrifício, o sábado da espera e o domingo da ressurreição. Quando o apóstolo Paulo se refere a sua crucificação juntamente com Cristo, enfatiza a obra de redenção que Cristo fez por nós e que agora nós também devemos viver com Cristo, sendo Ele a nossa razão de viver, a nossa Páscoa! O que o apóstolo aborda é que se Cristo morreu por mim, eu também preciso morrer para mim mesmo, que em minha vida deve crescer Cristo e que viver pela fé é entender a grande prova de amor que Deus nos ofereceu.
A afirmação de Paulo: “Fui crucificado com Cristo”, nos leva a entender que precisamos morrer para nós mesmos. Enquanto que a morte de Jesus me purifica de todo pecado, a minha mortificação diária e contínua, me santifica para a vida em Cristo, porque quanto mais o meu EU morrer, mais DEUS vai viver em mim. É assim que funciona, por isso é necessário que todos os que tem nova vida em Cristo declarem: “É necessário que Ele cresça e eu diminua” (João 3.30), por isso que o próprio Jesus declarou aos seus discípulos: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me” (Mt 16.24).
Logo em seguida o apóstolo afirma que já não é mais ele quem vive, mas que Cristo vivia nele. Estamos no período pascal, temos que declarar e cada vez mais viver essa verdade, que Cristo é a nossa Páscoa (1 Co 5.7), foi ele quem se colocou no meu lugar para que eu tivesse a oportunidade da salvação, Cristo é a nossa VIDA. A Páscoa somente faz sentido quando Jesus é o centro, pois Ele venceu a morte e ressuscitou, mas o caminho da ressurreição de Jesus foi também o caminho da cruz, da entrega total ao Pai, da direção plena e exclusiva do Espírito Santo sobre sua vida. Dessa forma devemos viver!
Por fim, o desafio que o texto nos faz é: viver pela fé e entender o grande amor de Deus. A vida que agora vivemos em Cristo deve ser como que fora do corpo, deve ser uma vida de fé, uma vida que declare que o Senhor Jesus é o centro da minha vida e tudo que faço, absolutamente tudo, deve ser para glorificar a Deus. Deus me amou primeiro, o amor de Deus me alcançou quando eu ainda era pecador e por isso Ele se entregou por mim. E essa é uma grande e maravilhosa prova, como afirma o apóstolo Paulo em Romanos 5.8: “Porém, Deus comprova seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido em nosso benefício quando ainda andávamos no pecado”.
Jesus já foi crucificado, ressuscitou e está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso. Assim como os discípulos estavam no sábado, depois da crucificação e antes da ressurreição, assim estamos hoje... entre a primeira vinda e aguardando o retorno do Senhor. Hoje vivemos o tempo do sábado, à espera da volta do Senhor Jesus... Viva esse dia glorificando ao nosso Senhor Jesus, viva essa Páscoa intensamente, pois creia... Ele voltará!

Que Deus vos abençoe! Shalom!

Rev. Valdomiro Cardoso Filho


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A cura é melhor que a doença

         (*) Valdomiro Cardoso Filho O cenário do Brasil não é muito favorável para conter o COVID-19, e não estou falando de questões climáticas, geográficas ou populacionais, estou me referindo as questões políticas e econômicas. Dentre as questões políticas podemos perceber atitudes imaturas, onde alguns desejam mostrar que são melhores que outros. O atual governo tem realizado declarações controversas com relação a questão COVID-19, parece que o Chefe do Executivo e o Ministro da Saúde estão tratando de pautas distintas, com posicionamentos diferentes, dando a ideia de que os interesses políticos estão conflitando com os interesses da saúde pública, e ainda percebemos um oportunismo para a disputa ideológica, acusações das mais diversas, seja da Câmara, Senado, Governadores e Presidência, quando todos deveriam priorizar os interesses nacionais, que nesse momento é o enfrentamento da pandemia do Corona vírus. Sabemos que essas divisões existem , mas quem tem um manda

Quentes, nem frios, muito menos mornos!

“Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!” (Apocalipse 3.15) Esta é a sétima igreja, Laodicéia, uma comunidade que recebe algumas advertências, principalmente com relação as suas prioridades. Ela deve querer adquirir valores do Reino de Deus, a começar com arrependimento, reconhecendo que precisa do Senhor... sou miserável, digna de compaixão, pobre, cega, e estou nua. (vv 17b) O apóstolo Paulo faz uma referência semelhante com o conceito que ele tem de si mesmo... “ Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal . ” (1Timóteo 1.15). Esta igreja estava com o “ nariz empinado ” dizendo: “ Estou rica, em tudo sou enriquecida e não preciso de nada ” (vv 17a). Muitas pessoas tem posturas semelhantes, tem dificuldades em reconhecer suas falhas, limitações e pecados. Há aqueles que estão totalmente afastados de Deus em seus