Pular para o conteúdo principal

Unidos na Missão

 



“Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1.7-8)



É fundamental que caminhemos na mesma direção, compreendendo qual é o nosso alvo e, assim, entendendo a nossa missão. Fomos chamados para cumprir a vontade de Deus e, como comunidade, podemos potencializar nossa capacidade de alcançar os objetivos que nos foram propostos. Nossa missão é ser testemunhas, onde quer que formos, e a força necessária para isso já nos foi dada em Cristo Jesus.



Quando refletimos sobre missão, algumas perguntas surgem: Onde olhar? O que fazer? Como fazer? E por que fazemos?



A Missão de Jesus

Jesus recebeu toda autoridade do Pai e veio para cumprir a Sua vontade. No mundo, Ele não age por conta própria, mas realiza as obras de Deus, sendo fiel à sua missão. A tarefa que o Pai confiou a Jesus é a de salvar: retirar a humanidade do reino das trevas e introduzi-la no reino da luz.

Em Isaías 61:1-2, lemos: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram.”

O cristianismo universal não pode se limitar a olhar para si mesmo, atendendo apenas às suas próprias necessidades. Somos chamados a olhar para fora, para o próximo, assim como Jesus fez. Ele veio para nos resgatar, conforme Lucas 19:10: “Pois o filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” Ele se entregou em nosso lugar para nos transformar em novas criaturas, como afirma II Coríntios 3:18: “E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.”



A Missão da Igreja

A missão da igreja é “Alcançando e edificando pessoas para Cristo!” Somos chamados a fazer a diferença, a sermos testemunhas do Seu Evangelho. Em Lucas 24:46-48, lemos: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vocês são testemunhas destas coisas.”

Quando compreendemos nosso chamado, começamos a cumprir nossa missão. Um pastor é chamado para servir em uma comunidade: ensinar, exortar, aconselhar, pregar e pastorear. No entanto, isso só é possível com o apoio e ajuda da igreja. Você não precisa fazer tudo, mas deve fazer a sua parte. Como igreja, devemos sempre ter em mente que nossas ações devem alcançar e edificar pessoas para Cristo.

A diaconia, o louvor, as comunicações, a decoração, as redes—tudo deve ser direcionado para alcançar e edificar. Um rebanho que não consegue gerar seus próprios filhotes é estéril ou doente. Não é correto depender sempre de trazer uma ovelha de outro aprisco para que o rebanho cresça; é necessário que o rebanho gere seu próprio rebanho. Jesus nos diz em João 20:21: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio.”



A Missão de Cada Discípulo

A missão de cada discípulo é testemunhar, multiplicar, alcançar e edificar! Devemos servir em amor onde fomos chamados, com dedicação e zelo naquilo que fazemos. O discípulo deve entender que, além de participar da missão coletiva, deve responder ao seu chamado individualmente.

Quando recebemos poder, somos capacitados para a missão. Na igreja, existem diferentes qualidades, dons e chamados individuais. Mesmo que sigamos na mesma direção da missão universal e da missão da igreja, cada um de nós tem um toque pessoal, a maneira como Deus nos chamou. Essa individualidade é especial, pois, com todas as nossas limitações e habilidades, somos exatamente as pessoas que Deus quer usar.

Se você se omitir, o corpo sofrerá; se você se esconder, o corpo também sofrerá. Nossa missão é a Missio Dei, ou seja, a missão de Deus para nós. É comum que muitos se sintam desmotivados por desavenças com irmãos, pastores ou diáconos, abandonando seus ministérios. Mas a quem você serve? Quem te chamou para a missão?

Assim como em uma família, onde desavenças não rompem os laços, nossa união não é baseada em relacionamentos, mas no sangue de Jesus. Renunciar a si mesmo é a primeira coisa a ser feita pelo crente. Os prazeres, sonhos e deveres sociais devem ficar em segundo plano (Mateus 16:24). Devemos ser fiéis ao Senhor, assim como Ele é fiel conosco, nunca nos abandonando (Isaías 49:15).

Deixar tudo foi o que Jesus pediu a quem quisesse ser Seu discípulo (Lucas 14:26,33). Perseverar é essencial, conforme as instruções de Jesus para que seus discípulos observassem e persistissem (João 15:4-9). O segredo dos discípulos é dar bons frutos, seguindo o exemplo do Mestre (João 15:2,5,8).



Conclusão

Estamos unidos na mesma missão: a missão de Jesus, a missão da igreja e a missão de cada discípulo! Que possamos caminhar juntos, fortalecendo-nos uns aos outros e cumprindo o chamado que Deus nos deu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DOS CHAMADOS

  " 28 Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, à eleição, amados por causa dos patriarcas; 29 porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. 30 Porque assim como vós também, outrora, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia , à vista da desobediência deles, 31 assim também estes, agora, foram desobedientes, para que, igualmente, eles alcancem misericórdia , à vista da que vos foi concedida. 32 Porque Deus encerrou todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos." (Romanos 11:28-32 - ARA)   INTRODUÇÃO O livro de Romanos foi escrito aproximadamente no ano 57 dC, e o apóstolo Paulo não ajudou a fundar a Igreja em Roma, mas foi que ficou seus últimos dias conforme está relatado em Atos 28:16-31, apesar da carta ter sido escrita anos antes. O trecho do capítulo onze procede a partir do texto de Romanos 9 e 10 que enfatizam o conflito que há entre Israel e os gentios, ou entre o j

FIRME OS SEUS PÉS

Pois quem é Deus além do Senhor? E quem é Rocha senão o nosso Deus? (2 Samuel 22.32) Diante de todos os fatos que estão acontecendo nos últimos dias, diante das notícias e informações que estão sendo compartilhadas nas redes sociais, decidi escrever uma mensagem breve, mas para sugerir uma reflexão sobre como podemos enfrentar esse momento. Todos devemos ficar atentos com o COVID-19 e também cada um deve fazer sua parte para contribuir com a sociedade, porém não podemos deixar as circunstâncias nos desesperar... Sabemos que o quadro não é bom, nem há uma perspectiva positiva, mas devemos confiar em Deus e saber que o Senhor não nos abandonou. Seja o que for, Deus é a nossa rocha, e nos dará forças para passarmos essa pandemia, lembro do texto em Romanos 8.31: “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” , e nos versos seguintes confirma que nada poderá nos separar do amor de Cristo, nem a morte nem a vida... será a   tribulação, ou a angústi

Páscoa! Vida nova com Cristo

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.  (Gálatas 2.20) A páscoa para o judeu simbolizava a libertação do jugo da escravidão e o início de sua caminhada para Canaã, a terra prometida. Junto a sua celebração tinham quatro elementos: o pão sem fermento, o cordeiro sacrificado, as ervas amargas e ainda o sangue do cordeiro que fora colocado sobre os umbrais das portas para impedir que o anjo da morte entrasse naquela casa. A Páscoa cristã relembra a última Ceia do Senhor Jesus com seus discípulos, a sexta da paixão com seu sacrifício, o sábado da espera e o domingo da ressurreição. Quando o apóstolo Paulo se refere a sua crucificação juntamente com Cristo, enfatiza a obra de redenção que Cristo fez por nós e que agora nós também devemos viver com Cristo, sendo Ele a nossa razão de viver, a nossa Páscoa! O que o apóstolo aborda é que se