Pular para o conteúdo principal

Deus no Controle

Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos”. (Zacarias 4.6)
Como faço para deixar Deus no controle? Como faço para entender a vontade de Deus em minha vida?
Uma vez um homem disse: “A voz de Deus é como os acordes de um violão, quanto mais ouço mais entendo e para melhor compreendê-los preciso afinar os meus ouvidos”. Com toda certeza temos dificuldades em ouvir a voz de Deus, quando a ouvimos pela primeira vez ela ressoa como um trovão em nossas vidas, mas com o tempo esses trovões podem se tornar meros relâmpagos.
Quando olhamos para as ações de Deus em nossa vida percebemos que Ele é a melhor opção para conduzir as nossas vidas, mas muitas vezes questionamos e não entendemos os projetos de Deus, eu não vejo em nenhum momento Noé, depois de receber o projeto da arca perguntar: “Senhor como vou levar este imenso barco para as águas?”, depois de analisado o projeto de forma minuciosa, não vejo Noé perguntando para Deus: “ Olha o seu projeto está bom, mas acho que o Senhor esqueceu de colocar os lemes, como vou pilotar o barco?”. Noé está centrado na promessa de Deus, entendendo que a sua missão era construir conforme as orientações de Deus o restante Ele faria.
O Pentecostes para os cristãos é a descida do Espírito Santo instaurando a Igreja do Novo Testamento, concretizando a promessa feita através do profeta Joel: E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o SENHOR prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.(Joel 2.28-32)
No contexto de Zacarias vemos enormes desafios para serem superados, o templo e a cidade de Jerusalém haviam sido destruídos, e havia muita resistência para a sua reconstrução, há 15 anos que tudo estava parado, o Senhor tinha usado a boca do profeta Ageu para anunciar que viria tribulação sobre as nações, mas o que estava acontecendo era paz, isto assustou a todos, será que Deus nos esqueceu? Faz dois meses que nos disse que a justiça viria sobre as nações, mas o que vemos é paz.
Muitas vezes temos dificuldades de entender as ações e o tempo de Deus, muitas vezes perdemos de viver a graça de Deus de forma intensa, eles olhavam uma situação política, enquanto que o Senhor aguardava os corações serem rasgados pelo arrependimento.
Não é pela força do homem, nem dos seus exércitos, nem pelo poder das nações, por mais fortes que pareçam, mas é pelo Espírito, e se é pelo Espírito então temos que ter um relacionamento com ele.
Certa vez me perguntaram o que poderiam fazer para amar a igreja que estavam. E como era uma congregação onde todos os sábados nós chegávamos e tínhamos que organizar todo o salão com bancos de madeira muito pesados e no domingo depois da escola dominical carregá-los e empilhar todos novamente. Eu disse: quando cheguei aqui não amava tanto este lugar, mas a cada banco que carrego eu me apaixono cada vez mais por este lugar, então venha carregar bancos com a gente!
Cristo ama a Igreja carregando bancos pesados como eu em direção à sua vontade, Ele amou a Igreja sendo crucificado por ela, pagando o preço por ela. Se você quer ser dirigido pelo Espírito de Deus tem que amá-lo, e para amá-lo tem que pagar o preço.
Jesus disse que para ser seu discípulo teria que negar a si mesmo, tomar a cada dia a sua cruz e segui-lo, também disse que aquele que põe a mão no arado e olha para trás não é digno de ser chamado seu discípulo.
O apóstolo Paulo, que passou grandes dificuldades ao levar o Evangelho de país a país, e quando ele por sérios problemas de saúde recorre à Deus e recebe uma promessa muito animadora: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (2Co 12.9a)
Se buscássemos o poder de Deus no Espírito Santo teríamos a maior força que poderíamos precisar, e com certeza somaríamos mais vitórias.
A Bíblia fala que devemos nos embriagar com o Espírito, pois ele convence o pecador do seu pecado, da justiça e juízo de Deus, que devemos andar no Espírito.
Não tente carregar a sua vida, você não irá longe, deixe o Espírito te levar e com certeza você será mais que vencedor.
1. Fortalecei-vos no Senhor
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas.(Mateus 6.33)
2. Confiai no Senhor
Forjai espadas das vossas relhas de arado e lanças, das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte”. (Joel 3.10)
3. Esperai no Senhor
“Tornai-vos para mim... e eu me tornarei para vós outros” (Zacarias 1.3)
1. Ele está ciente das circunstâncias
2. Protege e abençoa
3. Cobra dos desobedientes
Conclusão:
 “As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares” (1 Sm 18.7). 
Essas vitórias militares ou o acerto de contas com Golias foram os atos mais marcantes de Davi? De jeito nenhum! Sua maior vitória foi quando ele, com a força que vem de Deus, não fez uso da sua espada quando surpreendeu seu inimigo mortal Saul na caverna de En-Gedi (1 Sm 24)!
Volte-se para Deus e ele se voltará para você!
Quando soldados vão para a guerra, deixam as suas famílias para trás, essa falta causa dor e saudades, o reencontro é a renovação do relacionamento que estava distante, são momentos lindos e maravilhosos que Deus quer ter com você.
Assista o vídeo:



Deus quer renovar o relacionamento contigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A cura é melhor que a doença

         (*) Valdomiro Cardoso Filho O cenário do Brasil não é muito favorável para conter o COVID-19, e não estou falando de questões climáticas, geográficas ou populacionais, estou me referindo as questões políticas e econômicas. Dentre as questões políticas podemos perceber atitudes imaturas, onde alguns desejam mostrar que são melhores que outros. O atual governo tem realizado declarações controversas com relação a questão COVID-19, parece que o Chefe do Executivo e o Ministro da Saúde estão tratando de pautas distintas, com posicionamentos diferentes, dando a ideia de que os interesses políticos estão conflitando com os interesses da saúde pública, e ainda percebemos um oportunismo para a disputa ideológica, acusações das mais diversas, seja da Câmara, Senado, Governadores e Presidência, quando todos deveriam priorizar os interesses nacionais, que nesse momento é o enfrentamento da pandemia do Corona vírus. Sabemos que essas divisões existem , mas quem tem um manda

Páscoa! Vida nova com Cristo

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.  (Gálatas 2.20) A páscoa para o judeu simbolizava a libertação do jugo da escravidão e o início de sua caminhada para Canaã, a terra prometida. Junto a sua celebração tinham quatro elementos: o pão sem fermento, o cordeiro sacrificado, as ervas amargas e ainda o sangue do cordeiro que fora colocado sobre os umbrais das portas para impedir que o anjo da morte entrasse naquela casa. A Páscoa cristã relembra a última Ceia do Senhor Jesus com seus discípulos, a sexta da paixão com seu sacrifício, o sábado da espera e o domingo da ressurreição. Quando o apóstolo Paulo se refere a sua crucificação juntamente com Cristo, enfatiza a obra de redenção que Cristo fez por nós e que agora nós também devemos viver com Cristo, sendo Ele a nossa razão de viver, a nossa Páscoa! O que o apóstolo aborda é que se

Quentes, nem frios, muito menos mornos!

“Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!” (Apocalipse 3.15) Esta é a sétima igreja, Laodicéia, uma comunidade que recebe algumas advertências, principalmente com relação as suas prioridades. Ela deve querer adquirir valores do Reino de Deus, a começar com arrependimento, reconhecendo que precisa do Senhor... sou miserável, digna de compaixão, pobre, cega, e estou nua. (vv 17b) O apóstolo Paulo faz uma referência semelhante com o conceito que ele tem de si mesmo... “ Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal . ” (1Timóteo 1.15). Esta igreja estava com o “ nariz empinado ” dizendo: “ Estou rica, em tudo sou enriquecida e não preciso de nada ” (vv 17a). Muitas pessoas tem posturas semelhantes, tem dificuldades em reconhecer suas falhas, limitações e pecados. Há aqueles que estão totalmente afastados de Deus em seus