Pular para o conteúdo principal

Responsabilidade Humana e a Soberania de Deus



Pr. Valdomiro Cardoso Filho

Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.”
Provérbios 16.1


Reflexão Histórica

Devemos considerar alguns aspectos históricos para podermos entender alguns fenômenos e expressões de fé do pós-modernismo.
A perseguição na Igreja tem a sua marca desde o início de sua implantação, mas esses ataques eram realizados focando o aspecto da confissão cristã entre outros, mas durante a chamada “Era das trevas”, a então igreja perseguida é atacada com um conceito destrutivo da condição humana, onde a dignidade e o valor da pessoa são estraçalhados.
Após este período entramos no renascimento, onde ocorre uma busca pela valorização do ser humano, sendo marcado pela literatura, arte e ciência. Depois disto fomos para o iluminismo, neste período o conhecimento científico e a secularização tornam-se os ícones deste período, onde o sagrado é substituído pelo saber.
O modernismo foi caracterizado pelas grandes descobertas, que deram vazão através da tecnologia a sensação de que a ciência seria a última resposta para todas as questões. O pós-modernismo traz a frustração científica e a busca da identidade cultural ligada à globalização.
Neste desenrolar histórico, o filósofo René Descartes diz: “penso, logo existo”, buscando uma resposta objetiva e concreta, a respeito da existência humana, considerando que a única certeza que tinha era que duvidava. Esta frase atravessou todos os estilos: renascimento, iluminismo, modernismo e chega no pós-modernismo com muito mais força do que podemos imaginar.
O antropocentrismo, onde o homem é o centro do universo, o narcisismo, marcado pela busca do belo e o edonismo, o que é bom causa prazer e alegria, são as marcas da personalidade de nossa sociedade influenciada por estes movimentos.

A Responsabilidade Humana

Como o vazio chegou, sem respostas, as pessoas se perdem através de ensinamentos que são anti-biblicos, tudo o que denota secularista ainda tem sido buscado, o que é espiritual continua sem sentido, e as questões do dia a dia ficam sem respostas, ou até mesmo, há o desinteresse em perguntar, se a base do questionamento de Descartes era, penso logo existo e porque duvido e penso existo, temos o indício de que as pessoas deixaram de existir.
O salmista pergunta: destruídos os fundamentos como poderá subsistir o justo? (Sl 11.3). O que está sendo buscado é a ‘espiritualidade capitalista’, lei da oferta e da procura, somente aquilo que pode trazer satisfação para a alma.
Quando falamos da responsabilidade humana, estamos dizendo que o coração do homem pode planejar, sonhar, idealizar, mas precisa ter a direção de Deus, precisa ter a busca de Deus. Como podemos explicar o sofrimento de um cristão, piedoso e fiel, enquanto entendemos que devemos ‘decretar’ as bênçãos, acredito que devemos orar e buscar, clamar e chorar, mas temos que ter o coração centrado de que tudo o que recebemos, é pelas misericórdias de Deus, e que se eu ficar tetraplégico, canceroso, sofrer algum acidente, ter uma doença grave, ser curado ou não, ser livre ou não, isso tudo em nada vai interferir em meu relacionamento com o Senhor e que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza e que a Sua graça me basta.
Não resta dúvida de que a igreja primitiva tinha conceitos muito diferentes do que temos, eles entendiam o seu relacionamento com Deus de tal forma, que sofrer por causa do nome de Jesus era glorioso, a nossa responsabilidade é dar continuidade a adoração genuína ao Deus verdadeiro, onde o sentimento que devemos ter é: meu viver é de Cristo, meu morrer é lucro.
A nossa responsabilidade é colocar tudo o que somos e temos na dispensação divina e acreditar na Sua soberania, podemos orar: Senhor se possível afasta de mim este cálice, mas faça a sua vontade e não a minha.
O triunfalismo com a fé utilitária, o qual me faz mandar, decretar, ordenar, exigir, me impedindo de aceitar dificuldades, tanto quanto o ceticismo que me deixa inerte, sem busca, sem oração, sem esperança, ambos devem ser descartados.


A Centralidade na Soberania de Deus

A responsabilidade humana, não fere a soberania de Deus, pois Ele é onipotente, onisciente e onipresente, controla o tempo e a história e através do seu amor nos concede permissões para segui-lo. A orientação a Caim ecoa para todos nós: o pecado jaz a sua porta, cumpre a você dominá-lo.
Todas as coisas foram feitas por Deus, e somente Ele é o dono de todas as coisas. Quando Jesus ensinava enaltecia a importância de fazer a vontade de Deus, de obedecer o Pai, assim estariam construindo a sua casa sobre a rocha, de forma prudente, ouvindo e obedecendo. Jesus ensinou que o homem não vive somente de pão, mas daquilo que procede da boca de Deus (Mt 4.4).
 Quando centramos em Deus, deixamos de cultuar o homem, costumes, épocas, situações. A Bíblia diz: “ Eis que Deus é grande, e nós não o conhecemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar. [...] Quanto ao Todo-Poderoso, não podemos compreender; grande é em poder e justiça e pleno de retidão; a ninguém, pois, oprimirá” (Jó 36.26; 37.23).
Jesus veio para “buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:10). A responsabilidade nos leva à obediência, mas atitudes irresponsáveis confrontam a vontade de Deus. Um contraste do chamado e resposta de Jonas:
- Deus em sua soberania o chama para uma missão;
- Jonas em sua irresponsabilidade tenta fugir da missão divina;
- Deus em sua soberania faz vir ventos e tempestade contra o barco;
- Jonas por sua irresponsabilidade confessa o seu pecado;
- Deus em sua soberania faz vir uma criatura marítima;
- Jonas por sua irresponsabilidade pede perdão e clama misericórdia;
- Deus em sua soberania concede uma nova oportunidade para Jonas;
- Jonas em sua irresponsabilidade se entristece com o arrependimento dos ninivitas;
- Deus em sua soberania faz crescer uma árvore e manda um verme para comê-la;
- Jonas em sua irresponsabilidade pede para morrer;
Concluindo: o vento, o mar, criaturas marítimas, plantas e até vermes obedecem à Deus, mas o homem na sua irresponsabilidade tende a enfrentar a soberania de Deus. O amor soberano de Deus estende-se a todas as partes da nossa vida.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.(Romanos 8:38-39)
Não deixemos o egocentrismo pós-moderno invadir os nossos corações, a nossa responsabilidade aliada a soberania de Deus produz obediência.

Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás;se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, e ainda lá me haverá de guiar a tua mão,e a tua destra me susterá. (Salmo 139.7-10)

Comentários

  1. De link em link, acabei aqui no seu blog. Gostei do conteúdo. Vou me tornar seu seguidor. Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog. Espero sua visita, meu blog é o pastorapologética e se desejar segui-lo, será uma honra.
    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A cura é melhor que a doença

         (*) Valdomiro Cardoso Filho O cenário do Brasil não é muito favorável para conter o COVID-19, e não estou falando de questões climáticas, geográficas ou populacionais, estou me referindo as questões políticas e econômicas. Dentre as questões políticas podemos perceber atitudes imaturas, onde alguns desejam mostrar que são melhores que outros. O atual governo tem realizado declarações controversas com relação a questão COVID-19, parece que o Chefe do Executivo e o Ministro da Saúde estão tratando de pautas distintas, com posicionamentos diferentes, dando a ideia de que os interesses políticos estão conflitando com os interesses da saúde pública, e ainda percebemos um oportunismo para a disputa ideológica, acusações das mais diversas, seja da Câmara, Senado, Governadores e Presidência, quando todos deveriam priorizar os interesses nacionais, que nesse momento é o enfrentamento da pandemia do Corona vírus. Sabemos que essas divisões existem , mas quem tem um manda

Páscoa! Vida nova com Cristo

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.  (Gálatas 2.20) A páscoa para o judeu simbolizava a libertação do jugo da escravidão e o início de sua caminhada para Canaã, a terra prometida. Junto a sua celebração tinham quatro elementos: o pão sem fermento, o cordeiro sacrificado, as ervas amargas e ainda o sangue do cordeiro que fora colocado sobre os umbrais das portas para impedir que o anjo da morte entrasse naquela casa. A Páscoa cristã relembra a última Ceia do Senhor Jesus com seus discípulos, a sexta da paixão com seu sacrifício, o sábado da espera e o domingo da ressurreição. Quando o apóstolo Paulo se refere a sua crucificação juntamente com Cristo, enfatiza a obra de redenção que Cristo fez por nós e que agora nós também devemos viver com Cristo, sendo Ele a nossa razão de viver, a nossa Páscoa! O que o apóstolo aborda é que se

Quentes, nem frios, muito menos mornos!

“Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!” (Apocalipse 3.15) Esta é a sétima igreja, Laodicéia, uma comunidade que recebe algumas advertências, principalmente com relação as suas prioridades. Ela deve querer adquirir valores do Reino de Deus, a começar com arrependimento, reconhecendo que precisa do Senhor... sou miserável, digna de compaixão, pobre, cega, e estou nua. (vv 17b) O apóstolo Paulo faz uma referência semelhante com o conceito que ele tem de si mesmo... “ Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal . ” (1Timóteo 1.15). Esta igreja estava com o “ nariz empinado ” dizendo: “ Estou rica, em tudo sou enriquecida e não preciso de nada ” (vv 17a). Muitas pessoas tem posturas semelhantes, tem dificuldades em reconhecer suas falhas, limitações e pecados. Há aqueles que estão totalmente afastados de Deus em seus