Pular para o conteúdo principal

Invisibilidade Pública!


“Porque o necessitado não será esquecido para sempre, nem a expectação dos pobres perecerá perpetuamente.” Salmos 9:18
 O psicólogo social Fernando Braga da Costa vestiu uniforme e trabalhou durante oito anos como gari, varrendo ruas da Universidade de São Paulo, em sua tese de mestrado, pela USP, comprovou a existência da invisibilidade pública. Ele declara: “percebi que um simples bom dia, que nunca recebi como gari, pode significar um ‘sopro de vida’ um ‘sinal da própria existência’. O pesquisador sentiu na pele o que é ser tratado como um objeto, constatando uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, nesta situação enxerga-se somente a função e não a pessoa. Muitos esbarravam em seu ombro e nem sequer se desculpavam, em locais onde outrora seus colegas e professores, paravam para conversar com ele, agora ninguém o reconhecia. No início Fernando teve uma sensação muito ruim, sentiu o seu corpo tremer como se ele não o dominasse, sentiu uma angústia, dores de cabeça, almoçava e não sentia o sabor da comida.
Refletindo sobre esta matéria me perguntei se alguma vez fiz questão de cumprimentar os coletores de lixo que de forma profissional e rotineira, vem à minha casa. Como seria para essas pessoas se de vez em quando os esperássemos com uma jarra de água gelada e oferecêssemos para elas, como gesto de gratidão pelo bem que a sua profissão nos faz. E quanto ao frentista do posto de gasolina? Da operadora de caixa do supermercado? Do garçom, recepcionista, vendedor, etc. A impressão que fica, é que essas pessoas são máquinas humanas, que servem funcionalmente a uma sociedade superficial e individualista, que prefere os numerosos contatos nas redes sociais em detrimento de um “bom dia” ao seu próximo.
Muitas vezes estamos em nossos ‘guetos relacionais’, onde conversamos, rimos convidamos para jantares, passeios, perguntamos como foi a semana, mas não atentamos ao estranho, que teria como expectativa uma simples pergunta: “qual o seu nome?”, ou uma pequena afirmação: “que bom que você está aqui”.
O ministério de Jesus foi marcado pela pessoalidade com que tratava as pessoas e como o Mestre se interessava por elas, mesmo no meio de uma multidão percebeu o toque de uma mulher que buscava desesperadamente a solução para o seu problema, conversou com uma samaritana oferecendo para ela a água da vida e demonstrando um profundo conhecimento da sua realidade. Ló percebeu estranhos numa praça e os acolheu em sua casa, Boaz notou e favoreceu a estranha que trabalhava em sua lavoura.
Que a nossa oração seja: Senhor abre os meus olhos para que eu possa ver as pessoas como pessoas, o estranho como amigo, o necessitado como parente, tire de nós a indiferença e quando estiver com os amigos que eu olhe em volta para perceber aquele que está só.

Rev. Valdomiro Cardoso Filho
"Vivendo por Cristo, pela graça e no amor de Deus!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A cura é melhor que a doença

         (*) Valdomiro Cardoso Filho O cenário do Brasil não é muito favorável para conter o COVID-19, e não estou falando de questões climáticas, geográficas ou populacionais, estou me referindo as questões políticas e econômicas. Dentre as questões políticas podemos perceber atitudes imaturas, onde alguns desejam mostrar que são melhores que outros. O atual governo tem realizado declarações controversas com relação a questão COVID-19, parece que o Chefe do Executivo e o Ministro da Saúde estão tratando de pautas distintas, com posicionamentos diferentes, dando a ideia de que os interesses políticos estão conflitando com os interesses da saúde pública, e ainda percebemos um oportunismo para a disputa ideológica, acusações das mais diversas, seja da Câmara, Senado, Governadores e Presidência, quando todos deveriam priorizar os interesses nacionais, que nesse momento é o enfrentamento da pandemia do Corona vírus. Sabemos que essas divisões existem , mas quem tem um manda

Páscoa! Vida nova com Cristo

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.  (Gálatas 2.20) A páscoa para o judeu simbolizava a libertação do jugo da escravidão e o início de sua caminhada para Canaã, a terra prometida. Junto a sua celebração tinham quatro elementos: o pão sem fermento, o cordeiro sacrificado, as ervas amargas e ainda o sangue do cordeiro que fora colocado sobre os umbrais das portas para impedir que o anjo da morte entrasse naquela casa. A Páscoa cristã relembra a última Ceia do Senhor Jesus com seus discípulos, a sexta da paixão com seu sacrifício, o sábado da espera e o domingo da ressurreição. Quando o apóstolo Paulo se refere a sua crucificação juntamente com Cristo, enfatiza a obra de redenção que Cristo fez por nós e que agora nós também devemos viver com Cristo, sendo Ele a nossa razão de viver, a nossa Páscoa! O que o apóstolo aborda é que se

Quentes, nem frios, muito menos mornos!

“Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!” (Apocalipse 3.15) Esta é a sétima igreja, Laodicéia, uma comunidade que recebe algumas advertências, principalmente com relação as suas prioridades. Ela deve querer adquirir valores do Reino de Deus, a começar com arrependimento, reconhecendo que precisa do Senhor... sou miserável, digna de compaixão, pobre, cega, e estou nua. (vv 17b) O apóstolo Paulo faz uma referência semelhante com o conceito que ele tem de si mesmo... “ Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal . ” (1Timóteo 1.15). Esta igreja estava com o “ nariz empinado ” dizendo: “ Estou rica, em tudo sou enriquecida e não preciso de nada ” (vv 17a). Muitas pessoas tem posturas semelhantes, tem dificuldades em reconhecer suas falhas, limitações e pecados. Há aqueles que estão totalmente afastados de Deus em seus