Pular para o conteúdo principal

O Serviço Cristão


“Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros” (Jo 13.14).
Certa vez um amigo me falou: “Quem não vive para servir, não serve para viver”. A conotação desta frase está relacionada com um estilo de vida: serviço. Uma das coisas que me chamou a atenção foi quando vi uma pessoa com uma camiseta com a seguinte pergunta: “Posso ajudar?”, uma frase tão simples mas profunda, tive uma impressão muito simpática.
Em nosso contexto social percebemos que as pessoas querem receber atenção, benefícios, auxílios, quem não gosta de ser ajudado? Quem nunca precisou de um socorro? O problema é que precisamos lembrar de retribuir, para que isso aconteça é necessário sair do eixo central dos nossos interesses e olhar para o lado, precisamos uns dos outros.
A palavra serviço na Bíblia está relacionada com adorar ao Senhor, servir à Deus, realizar uma atividade, dar a glória para outro com humildade. Quando olhamos a missão de Jesus podemos entender melhor este sentido: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10:45)
Jesus demonstrou com clareza que servir é uma grande honra, a sua demonstração de humildade, interesse pelos problemas das pessoas, sua dedicação em se aproximar daqueles que todos queriam bem longe, de atender e socorrer os considerados indignos de qualquer tipo de cuidado ou favor. O Mestre “esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens”, e servindo a humanidade com a sua vida.
Se a centralidade de nossa fé é Cristo, entendemos melhor a lei áurea: “Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo” (Mateus 22.37-40), compreendemos que na verdade o grande mandamento é o amor, o que nos leva a servir à Deus e ao próximo.
Podemos ter certeza que o nosso trabalho no Senhor não é vão e que os seus olhos estão atentos para aquilo que fazemos, pois “Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.” (Hebreus 6:10)
Você costuma perguntar: “Posso ajudar?”, se Cristo é o seu modelo ideal então viva para servir, porque precisamos servir para viver uma vida cristã saudável e verdadeira. 

Rev. Valdomiro Cardoso Filho

pastornanet.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A cura é melhor que a doença

         (*) Valdomiro Cardoso Filho O cenário do Brasil não é muito favorável para conter o COVID-19, e não estou falando de questões climáticas, geográficas ou populacionais, estou me referindo as questões políticas e econômicas. Dentre as questões políticas podemos perceber atitudes imaturas, onde alguns desejam mostrar que são melhores que outros. O atual governo tem realizado declarações controversas com relação a questão COVID-19, parece que o Chefe do Executivo e o Ministro da Saúde estão tratando de pautas distintas, com posicionamentos diferentes, dando a ideia de que os interesses políticos estão conflitando com os interesses da saúde pública, e ainda percebemos um oportunismo para a disputa ideológica, acusações das mais diversas, seja da Câmara, Senado, Governadores e Presidência, quando todos deveriam priorizar os interesses nacionais, que nesse momento é o enfrentamento da pandemia do Corona vírus. Sabemos que essas divisões existem , mas quem tem um manda

Páscoa! Vida nova com Cristo

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.  (Gálatas 2.20) A páscoa para o judeu simbolizava a libertação do jugo da escravidão e o início de sua caminhada para Canaã, a terra prometida. Junto a sua celebração tinham quatro elementos: o pão sem fermento, o cordeiro sacrificado, as ervas amargas e ainda o sangue do cordeiro que fora colocado sobre os umbrais das portas para impedir que o anjo da morte entrasse naquela casa. A Páscoa cristã relembra a última Ceia do Senhor Jesus com seus discípulos, a sexta da paixão com seu sacrifício, o sábado da espera e o domingo da ressurreição. Quando o apóstolo Paulo se refere a sua crucificação juntamente com Cristo, enfatiza a obra de redenção que Cristo fez por nós e que agora nós também devemos viver com Cristo, sendo Ele a nossa razão de viver, a nossa Páscoa! O que o apóstolo aborda é que se

Quentes, nem frios, muito menos mornos!

“Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!” (Apocalipse 3.15) Esta é a sétima igreja, Laodicéia, uma comunidade que recebe algumas advertências, principalmente com relação as suas prioridades. Ela deve querer adquirir valores do Reino de Deus, a começar com arrependimento, reconhecendo que precisa do Senhor... sou miserável, digna de compaixão, pobre, cega, e estou nua. (vv 17b) O apóstolo Paulo faz uma referência semelhante com o conceito que ele tem de si mesmo... “ Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal . ” (1Timóteo 1.15). Esta igreja estava com o “ nariz empinado ” dizendo: “ Estou rica, em tudo sou enriquecida e não preciso de nada ” (vv 17a). Muitas pessoas tem posturas semelhantes, tem dificuldades em reconhecer suas falhas, limitações e pecados. Há aqueles que estão totalmente afastados de Deus em seus