O Serviço Cristão


“Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros” (Jo 13.14).
Certa vez um amigo me falou: “Quem não vive para servir, não serve para viver”. A conotação desta frase está relacionada com um estilo de vida: serviço. Uma das coisas que me chamou a atenção foi quando vi uma pessoa com uma camiseta com a seguinte pergunta: “Posso ajudar?”, uma frase tão simples mas profunda, tive uma impressão muito simpática.
Em nosso contexto social percebemos que as pessoas querem receber atenção, benefícios, auxílios, quem não gosta de ser ajudado? Quem nunca precisou de um socorro? O problema é que precisamos lembrar de retribuir, para que isso aconteça é necessário sair do eixo central dos nossos interesses e olhar para o lado, precisamos uns dos outros.
A palavra serviço na Bíblia está relacionada com adorar ao Senhor, servir à Deus, realizar uma atividade, dar a glória para outro com humildade. Quando olhamos a missão de Jesus podemos entender melhor este sentido: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10:45)
Jesus demonstrou com clareza que servir é uma grande honra, a sua demonstração de humildade, interesse pelos problemas das pessoas, sua dedicação em se aproximar daqueles que todos queriam bem longe, de atender e socorrer os considerados indignos de qualquer tipo de cuidado ou favor. O Mestre “esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens”, e servindo a humanidade com a sua vida.
Se a centralidade de nossa fé é Cristo, entendemos melhor a lei áurea: “Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo” (Mateus 22.37-40), compreendemos que na verdade o grande mandamento é o amor, o que nos leva a servir à Deus e ao próximo.
Podemos ter certeza que o nosso trabalho no Senhor não é vão e que os seus olhos estão atentos para aquilo que fazemos, pois “Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.” (Hebreus 6:10)
Você costuma perguntar: “Posso ajudar?”, se Cristo é o seu modelo ideal então viva para servir, porque precisamos servir para viver uma vida cristã saudável e verdadeira. 

Rev. Valdomiro Cardoso Filho

pastornanet.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sardes - Igreja Morta

A Páscoa que Precisamos

Colunas na Cidade Santa